terça-feira, 14 de junho de 2011

Tradicionais centros de produção de tapetes no Irã (Pérsia)

Os principais centros clássicos de produção de tapetes na Pérsia estavam em Tabriz (1500-1550), Kashan (1525-1650), Herat (1525-1650), e Kerman (1600-1650).

A maioria dos tapetes de Tabriz tem um medalhão central e outros em cada um dos quatro cantos sobrepostos a um fundo ornamentado de ramos de videira, às vezes pontuado com caçadores montados, animais isolados, ou cenas de lutas de animais. Talvez o mais conhecido dos trabalhos de Tabriz seja a dos dois tapetes gêmeos provavelmente feitos para o santuário de Ardabil (hoje um deles se encontra na coleção do Victoria and Albert Museum, em Londres e o outro no museu da cidade de Los Angeles).

Kashan é conhecida por sua produção de tapetes de seda. Suas obras mais famosas são os três tapetes de seda que representam cenas de caça com caçadores a cavalo e suas presas, que são verdadeiras obras-primas, conservadas nas coleções do Museu de Artes Aplicadas de Viena (o MAK), o Museu de Belas Artes de Boston e o Museu de Estocolmo. Os tapetes de Kashan estão entre os mais valiosos atualmente. Sabe-se, por exemplo, que um tapete foi vendido em 1969 na Alemanha por $20 000.

Os tapetes de Herat, ou aqueles com desenhos semelhantes criados em Lahore, no Paquistão e Agra, na Índia, são os mais numerosos nas coleções ocidentais. Eles são caracterizados por terem um campo vermelho com ornamentos de ramos de videira e palmeiras, com bordas verde-escuras ou azuis.

As sete classes de tapetes Kerman foram definidos por sua estrutura única e denominada "técnica do vaso".[17] Os tipos de tapetes neste grupo incluem os tapetes de jardins (ornamentados com formas de jardins e canais de água) e os tapetes de treliças ogivais. Um exemplar bem conhecido e perfeito deste último tipo foi adquirido pelo Victoria and Albert Museum sob a orientação de William Morris. A influência dos tapetes persas é bem notada nos desenhos destes tapetes.

DENNES LOPES.

www.netzachtapetes.com.br

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